None

Trato Pela Lagoa promove arte urbana na Lagoa da Conceição

- 9 de Fevereiro de 2022

Programa Ambiental da CASAN patrocina pintura de estação elevatória no Centrinho; uma série de intervenções artísticas são previstas para os próximos meses

 

O Trato Pela Lagoa, Programa Ambiental da CASAN, acaba de produzir uma obra de arte urbana no coração da Lagoa da Conceição. Assinada pelo artista Diego Rabello Rocha, o Tatu, a pintura fica na estação elevatória ao lado da ponte entre o Centrinho e a Av. das Rendeiras. 

 

Com produção cultural de Sara Borém, da equipe do Trato Pela Lagoa, esta é a primeira de uma série de intervenções artísticas previstas para os próximos meses na região – tendo como tema a vida, o meio ambiente e a cultura local.

 

A obra de arte foi concluída na última sexta-feira (4) e mostra um peixe saltando da água contra o céu azul, com veleiros amarelos ao fundo e o cenário de morros no entorno, caracterizando a região da Lagoa da Conceição.

 

"Estamos em contato com vários artistas de Florianópolis para espalhar arte urbana pela Lagoa", afirma Sara Borém, que, além de produtora cultural, é engenheira sanitarista e educadora ambiental. "Já mapeamos muros, estações elevatórias e bocas de lobo para novas intervenções artísticas, além de outros projetos que pretendem movimentar a região, sempre com viés socioambiental".

 

Prestes a completar um ano de atuação, o Trato Pelo Lagoa, além das ações de mobilização social e educação ambiental, tem como foco inspecionar as ligações de esgoto de casas, condomínios e estabelecimentos comerciais da Lagoa da Conceição –  já foram 2.078 imóveis da região, ao todo, vistoriados pelo programa.

 

O artista – Diego Rabello Rocha, o Tatu, nasceu em São Paulo, onde começou o seu trabalho artístico com design e produção de vídeos. Conhecendo a cerâmica, tornou-se escultor e expôs suas obras em galerias da capital paulista e em Minas Gerais. 

 

Após se mudar para Florianópolis, estudou artes visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e deu início ao trabalho de pintura. Passou pelas telas e suportes alternativos até chegar às paredes das ruas. 

 

Sua atuação no contexto do graffiti inclui o engajamento sociopolítico ambiental e assuntos cotidianos da vida das pessoas. Tatu afirma que o seu trabalho busca "encontrar vias de acesso ao conhecimento através da arte de rua".

 

O programa – O Trato Pela Lagoa é um programa de inspeções sanitárias, educação ambiental e mobilização social voltado exclusivamente à região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. 

 

Realizado pela CASAN, tem como objetivo, a partir de uma abordagem que mescla vistorias e ações de conscientização, regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental da Lagoa da Conceição. A execução é da Tec Civil Construções.  

 

O Trato Pela Lagoa tem sede instalada na Rua Altenor Viêira, n. 132, aberta à população. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 3209-4929 (WhatsApp).

SIGA O TRATO NAS REDES SOCIAIS:       


Conheça mais Voltar ao início