None

Trato Pela Lagoa ultrapassa 1.500 imóveis inspecionados na Lagoa da Conceição

by Leo Saconatto - 28 de Outubro de 2021

Contando retornos, número de vistorias chega a 2.140; taxa de imóveis regulares sobe de 12% a 41%

 

O Trato Pela Lagoa, Programa Ambiental da CASAN, ultrapassou, neste mês de outubro, a marca de 1.500 imóveis inspecionados na Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha de Santa Catarina.

 

Ao todo, desde fevereiro de 2021, o Trato completou 1.514 vistorias e 626 retornos – quando o imóvel considerado irregular chama o programa novamente para comprovar que regularizou suas ligações sanitárias –, levando o número total de inspeções a 2.140.

 

O último balanço do programa aponta outro dado importante: 440 imóveis com problemas nas ligações de esgoto se regularizaram com o Trato Pela Lagoa. Incluindo 182 que encontravam-se regulares já na 1ª inspeção, são 622 imóveis regulares – cerca de 41%, aumento em comparação aos primeiros meses de programa, quando o número estava em 12%.

 

Também em outubro, o Trato Pela Lagoa passou dos 250 certificados de regularidades entregues a moradores da Lagoa da Conceição. O documento, assinado pela CASAN e pela Tec Civil Construções, empresa que executa o programa, foi criado como forma de comprovação de que a casa, o comércio ou o condomínio, antes irregular, agora se encontra regularizado.

 

O certificado deve ser solicitado à equipe do programa, que reservou as manhãs de quarta-feira, na sede, para a retirada dos documentos, a fim de evitar aglomerações.

 

Com relação às irregularidades encontradas, inadequações de caixa de gordura representam o problema mais comum, em 1.247 casos. Conexão parcial à rede de esgoto foi detectada em 429 imóveis, pluvial conectada à rede de esgoto em 145 e esgoto conectado à rede pluvial, considerado crime ambiental, em 21.

 

O programa – O Trato Pela Lagoa é um programa de inspeções sanitárias, educação ambiental e mobilização social voltado exclusivamente à região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

 

Realizado pela CASAN, tem como objetivo, a partir de uma abordagem que mescla vistorias e ações de conscientização, regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental da Lagoa da Conceição. A execução é da Tec Civil Construções. 

 

O Trato Pela Lagoa tem sede instalada na Rua Altenor Viêira, n. 132, aberta à população. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 3209-4929 (WhatsApp).

SIGA O TRATO NAS REDES SOCIAIS:       


Conheça mais Voltar ao início