None

#TratoNaRua2

by Leo Saconatto - 16 de Abril de 2021

Distribuição de Mudas para falar sobre Educação Ambiental!

Mais uma vez, o Trato Pela Lagoa foi para as ruas do centrinho da Lagoa da Conceição conversar com a comunidade. Dessa vez o ponto de encontro foi a feirinha de alimentos na Praça Bento Silvério, um espaço autônomo criado pela comunidade para comércio de alimentos provenientes da Agricultura Familiar e de produtores do estado.

A escolha do lugar foi exemplar para a aproximação com o tópico da Educação Ambiental! Em um estande montado pela equipe de Mobilização Social do Programa, foram distribuídas mudas de plantas, entre elas chás medicinais e temperos, para as pessoas que estavam no local e se interessavam em conversar com a equipe do Trato.

A doação de mudas foi uma estratégia super interessante para chamar e reter a atenção das pessoas no primeiro contato, servindo como assunto em comum e início do papo que realmente interessava a todos: falar sobre o Trato Pela Lagoa, as ações do Programa e a importância do Saneamento individual para o bem coletivo, para o bem da comunidade!

Junto com a equipe de Mobilização, também estavam presentes alguns colaboradores das equipes de inspeções – para sanar duvídas técnicas sobre o programa.

No total foram 40 mudas distribuídas, as espécies foram: Manjerona, Alecrim, Guaco, Arruda, Tomate Cereja, Maracujá, Arnica, Orégano, Funcho, Cebolinha Nirá, Salsinha, Mostarda e Pimenta Biquinho.

A estratégia de escolher mudas de plantas comestíveis e chás medicinais (e não de árvores nativas, por exemplo) tem muito a ver com o momento que estamos passando no país, de Distanciamento Social e reclusão para conter o avanço da pandemia de Covid-19. Nesse momento há um alto índice de pessoas que estão se reconectando com o cuidado do próprio corpo, com a alimentação e etc. Isso tem tudo a ver com Educação Ambiental! Se cuidamos de nosso próprio corpo, nossa própria casa, conseguiremos constuir um bairro melhor!

A equipe tomou por estratégia distribuir mudas que poderiam ser plantadas vasos pequenos, dentro de casa, pois algumas pessoas não tem quintal à disposição.

Acompanhe mais de perto as ações do Trato Pela Lagoa! Siga nossas páginas nas redes sociais (link abaixo, basta clicar nos ícones).

SIGA O TRATO NAS REDES SOCIAIS:       


Conheça mais Voltar ao início